Escola de Inverno 

Economia, Inovação e Território 

30 de Janeiro de 2020 

Faculdade de Economia do Porto (FEP) 

Nas últimas décadas, o desenrolar do processo de globalização tem vindo acompanhado de um aumento das disparidades de rendimento não só entre pessoas, mas também entre regiões. Neste contexto, a inclusão da dimensão territorial tem ganho relevância no estudo dos processos de desenvolvimento económico. Contudo, mais do que um espaço neutro, uma distância geográfica ou limite administrativo, o conceito de território traz consigo textura social, cultural, política e institucional. Em larga medida, estas dimensões e diferentes noções de espaço e território associadas estão hoje no centro da compreensão de um dos fenómenos mais importantes na transformação e sustentabilidade das economias: a inovação.  

Sob este pano de fundo, a Escola de Inverno procurará explorar e debater as relações entre desenvolvimento económico, inovação e território nas economias contemporâneas, e em Portugal em particular. Para tal, serão apresentadas e discutidas diferentes abordagens conceptuais, metodologias e estudos empíricos, bem como implicações de política pública associadas. A Escola de Inverno reúne um conjunto de especialistas de diferentes disciplinas, escolas de pensamento e gerações, nacionais e internacionais, reunidos no interesse pela compreensão da economia e da inovação numa perspetiva geográfica e territorialmente nuanceada. Para além da exposição dos temas pelos oradores, haverá amplo espaço para debate e interação, e uma ênfase particular será dada à discussão sobre o papel das relações entre economia, inovação e território no debelar de alguns desafios societais contemporâneos.  

Destinatários: Estudantes de doutoramento, mestrado e licenciatura; investigadores; profissionais e decisores com interesse nos temas do curso.  

Local: Faculdade de Economia do Porto 

Data: 30 de Janeiro, 9h.30 – 17h.00 (com intervalo para almoço). 

Taxa de Inscrição: 20 euros (a inscrição faculta o acesso gratuito à conferência; a inscrição é gratuita para participantes com comunicação aceite) 

Organização local: Luís Carvalho, Pilar González 

Inscreva-se aqui  

Descarregar programa completo aqui

Deixe uma resposta

X