Webinar “Political Economy of Growth Models”, Lucio Baccaro (Max Planck Institute for the Study of Societies), 1 de outubro, 18h

Ciclos de conversas sobre Economia Política

Lucio Baccaro: “Political Economy of Growth Models”

Max Planck Institute for the Study of Societies

5ª feira, 1 de Outubro de 2020, 18:00

Ver aqui a transmissão em Live Stream

Lucio Baccaro é um dos mais influentes economistas políticos da actualidade. Cidadão de Itália e Suíça, nasceu e cresceu em Itália e iniciou a sua carreira académica com uma licenciatura em filosofia pela Universidade de Roma. Continuou a estudar administração de empresas e ciência política com estadias em instituições académicas de topo. Doutorou-se em Direito do Trabalho e Relações Industriais pela Universidade de Pavia em Itália em 1997 e em Gestão e Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1999. Na sequência de uma investigação adicional no MIT e na Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi nomeado em 2009 para uma cadeira de sociologia na Universidade de Genebra, na Suíça. Em 2017, a Sociedade Max Planck nomeou-o Membro Científico e Director no Instituto Max Planck para o Estudo das Sociedades em Colónia, substituindo Wolfgang Streeck nessa posição.

Na semana seguinte (8 de Outubro), teremos connosco Giulio Palermo, Professor de Economia Política na Universidade de Brescia, que fará um seminário sobre “Power in Economic Theory: a Marxist critique”.

Sobre o Ciclo

Os ciclos de conversas sobre Economia Política são organizados pela Associação Portuguesa de Economia Política, pelo DINÂMIA’CET-Iscte, pelo Doutoramento Interdisciplinar em Economia Política e pelo Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL, e visam contribuir para um debate regular sobre temas da Economia Política.

Estes ciclos subdividem-se em cinco grandes áreas: guia prático, pesquisas, obras, investigadores e filmes. O primeiro consiste em sessões sobre aspectos práticos relacionados com o processo de investigação, por exemplo sobre a preparação de uma candidatura a bolsas de doutoramento, sobre a escrita académica ou sobre a participação em conferências internacionais. O segundo visa apresentar um conjunto de pesquisas em curso na área da Economia Política, nomeadamente projectos de investigação financiados. O terceiro consiste num conjunto de debates sobre obras fundamentais da Economia Política. Este ciclo tira partido do facto de obras centrais da Economia Política terem sido recentemente traduzidas para português, sendo esse um dos critérios de selecção das obras em debate. O quarto ciclo consiste num conjunto de sessões com investigadores internacionais e nacionais que desenvolvem a sua investigação na área da Economia Política. Dessa forma, pretende-se criar em Portugal um fórum de debate regular com investigadores desta área. Finalmente, o último ciclo consiste na exibição de filmes com relevância para a área da Economia Política, assim como de debates acerca dos filmes exibidos.

Deixe uma resposta

X