Candidaturas abertas para a edição 2025/2026, que terá lugar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
O Doutoramento em Economia Política, tem uma natureza interinstitucional e interdisciplinar, sendo único na sua área em Portugal. O doutoramento reúne um grupo alargado de docentes e investigadores de formações disciplinares diferentes com uma vasta experiência conjunta de investigação no domínio da Economia Política em Portugal (ISCTE-IUL, Faculdade de Economia - Universidade de Coimbra, ISEG - Universidade de Lisboa). O doutoramento em Economia Política promove o estudo interdisciplinar do capitalismo, enquanto sistema socioeconómico e de poder, num contexto de “policrises”; um sistema diversificado ao longo e em cada momento da sua história; um sistema em transformação nos seus quadros institucionais e nas suas escalas. É também valorizada a criação e reprodução de conhecimento sobre a evolução do capitalismo em Portugal, inserindo-o nos contextos europeu e global que moldaram e moldam as suas trajetórias de convergência e de divergência.
O Doutoramento em Economia Política debruçar-se-á sobre temas tais como: as relações entre Estado, comunidade e mercado no contexto dos sistemas de provisão de bens e serviços, as controvérsias regulatórias em áreas relevantes – do mercado de trabalho ao sistema financeiro, passando pela segurança social –, os desafios colocados pelos processos de integração ou a natureza das crises e das respostas de política pública mais adequadas.
O Doutoramento em Economia Política promove a capacitação teórica e metodológica dos estudantes e um conhecimento empírico aprofundado no domínio da economia política internacional e nacional, permitindo-lhes relacionar domínios geralmente analisados separadamente. A exigência formativa que o Doutoramento em Economia Política procura atingir pretende capacitar os estudantes para dois percursos principais: a) o prosseguimento de carreiras na alta administração do sector público e privado; b) o desenvolvimento de projetos de investigação relevantes com impacto na comunidade científica e que venham a proporcionar a possibilidade de integração na carreira académica.
O Doutoramento em Economia Política beneficia de um corpo docente alargado, qualificado, plural e com uma forte ligação à investigação. Este doutoramento tem a duração de 8 semestres; a 4ª edição terá lugar no ISCTE-IUL, no ano letivo de 2025-2026, abrindo candidaturas no dia 16 de Dezembro de 2025 (1ª fase).
Comments