Seminário
A Mercantilização da ciência e a “ideologia do empreendedorismo académico”:
quando a comunicação da ciência se torna propaganda
Apresentação: Luis Arboledas-Lérida (Universidade de Sevilha)
Comentários: Irina Castro (CES) e Filipa Subtil (ESCS- Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa e ICNOVA)
+ info
Alguns especialistas em Comunicação de Ciência (CdC) têm alertado que as “pressões capitalistas” a que a produção de conhecimento científico está sujeita transformam as formas e os conteúdos da CdC. No entanto, as análises e os desenvolvimentos teóricos a partir desta observação pertinente padecem de um caráter unilateral: a atenção só tem sido dada às modalidades da CdC mais próximas do marketing ou das Relações Públicas, como se a função da CdC no contexto da mercantilização da ciência e da pesquisa académica resultasse unicamente em “vender ciência”.
O objetivo deste seminário é promover e elaborar uma nova leitura sobre Comunicação de Ciência na sua ligação com a mercantilização da ciência, propondo abordar algumas instâncias da CdC como um fenómeno de propaganda. Tal uso propagandístico seria motivado pela necessidade de disseminar a 'ideologia do empreendedorismo académico'. Para dar sentido a esta perspetiva crítica, ao longo do seminário iremos examinar as condições sociais em que se desenrola a mercantilização da ciência e a (re)integração das universidades na dinâmica da acumulação capitalista; serão investigadas as particularidades da propaganda como prática social, destacando a ligação imanente com a ideologia e, também, o papel desempenhado pela mídia na produção e divulgação da propaganda; a abordagem desenvolvida será ainda ilustrada através de uma breve análise de alguns exemplos retirados da imprensa espanhola, que atestam que, de facto, existem utilizações da CdC orientadas para a divulgação da 'ideologia do empreendedorismo académico'.
+ info
Comments